sábado, 7 de fevereiro de 2009

Israel

O Mestre explicou que quando a volta dEle tivesse perto teria outro sinal, Ele exemplificou com a figueira, contando a famosa parábola da figueira: “aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mateus 24:32-35).

Como sempre o Senhor usa a ilustração do nosso cotidiano para explicar uma verdade espiritual, a figueira significa Israel, isso é claro na Bíblia, por várias passagens, como, por exemplo: Jeremias 24:1-10 e Oséias 9:10, onde diz: “achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como a fruta temporã da figueira no seu princípio; mas eles foram para Baal-Peor, e se consagraram a essa vergonha, e se tornaram abomináveis como aquilo que amaram.” (Oséias 9:10).

Então o que significa esta parábola? A resposta é fácil, o capítulo começa assim: “e, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (Mateus 24:1-3), esta parte, a da destruição do templo foi cumprida no ano 70, quando o general Tito, destruiu a cidade de Jerusalém e fez com que os judeus ficassem espalhados no mundo.

Mas Israel voltou, a figueira floresceu, Deus reuniu o povo de Israel e fez voltar à Palestina, cumprindo assim profecias do Velho Testamento: “e há de ser que naquele dia o Senhor tornará a pôr a sua mão para adquirir outra vez o remanescente do seu povo, que for deixado, da Assíria, e do Egito, e de Patros, e da Etiópia, e de Elã, e de Sinar, e de Hamate, e das ilhas do mar. E levantará um estandarte entre as nações, e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.” (Isaías 11:11,12), “porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda escolherá a Israel e os porá na sua própria terra; e ajuntar-se-ão com eles os estrangeiros, e se achegarão à casa de Jacó.” (Isaías 14:1), “e serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.” (Jeremias 29:14).

Isso se deu em 1948, quando Israel voltou à sua terra, curiosamente cumpriu-se outra profecia: “quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos.” (Isaías 66:8), pois a eleição para a criação do estado de Israel se deu em um só dia, em um só dia não existia o estado Israel e no mesmo dias, ou seja, após a eleição, ele passou a existir.

Continuando a explicação da parábola, Israel, a figueira, já floresceu, em outras palavras, voltou para a sua terra e levantou o estandarte, razão que a nossa geração verá a volta do Senhor Jesus, pois Ele disse que: “em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.” e lembra a cada um de nós que Sua Palavra é verdadeira e eficaz, Ele disse: “o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.

Você está preparado para a volta dEle? Caso a resposta seja não arrependa-se dos seus pecados agora mesmo e creia no Senhor Jesus Cristo como o seu Único e Salvador pessoal.