quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Apostasia

“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;” (I Timóteo 4:1).

A outra característica marcante dos dias que antecedem a volta do Senhor é a apostasia, apostasia significa deixar de lado, ignorar, fazer pouco caso da fé, a fé aqui significa o conjunto de doutrinas ensinadas na Bíblia, por exemplo, a divindade do Senhor Jesus: “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;” (Tito 2:13), mas antes dEle voltar acontecerá a apostasia: “ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,” (II Tessalonicenses 2:3).

O motivo é explicado na Palavra: “porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (II Timóteo 4:3,4), ou seja, as pessoas querem um novo evangelho, um novo culto, nova adoração, novas verdades, naturalmente desprezando ao Senhor e a Palavra dEle, na verdade o que eles querem é fazer o que querem serem engrandecidos, honrados e esqueceram do Criador, com suas práticas eles assim dizem: “quanto à palavra que nos anunciaste em nome do SENHOR, não obedeceremos a ti;” (Jeremias 44:16).

Curiosamente o mandamento é o inverso, pois a Bíblia foi feita e está estabelecida no céu: “para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.” (Salmos 119:89), por isso ela integralmente é importante, até os mínimos detalhes: “porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” (Mateus 5:18), ela traz mandamentos de Deus, que são para serem cumpridos diligentemente: “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.” (Salmos 119:4), por isso todos os crentes são exortados a lutar, batalhar, defender a fé: “amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Judas 1:3).

Mas o que temos visto em nossos dias um total desconhecimento das Escrituras, o que dá ensejo a introdução de devastadoras heresias e conseqüentemente a apostasia: “e também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita” (II Pedro 2:1-3).

Com mais esta característica observamos que o Senhor Jesus está à porta, por isso: “olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.” (Marcos 13:33).