terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O cuidado de Deus

Muitas vezes nós crentes no Senhor temos fraquezas, algumas vezes uns, pelas dificuldades da vida, esquecem que Deus cuida deles, este foi o mesmo pensamento de Israel, achando que Deus esquecera deles, mas o Senhor respondeu: “porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.” (Isaías 49:15,16).

Deus usa o amor maternal para demonstrar a Israel o quanto Ele o ama, a resposta obviamente, para a pergunta feita, é não: “mas a mulher, cujo filho era o vivo, falou ao rei (porque as suas entranhas se lhe enterneceram por seu filho), e disse: Ah! senhor meu, dai-lhe o menino vivo, e de modo nenhum o mateis. Porém a outra dizia: Nem teu nem meu seja; dividi-o.” (I Reis 3:26).

O Senhor está sempre presente com o povo dEle, Ele lembra-Se continuamente do povo, Ele até fala que o nome está escrito nas palmas das mãos dEle, em outras palavras Ele jamais abandonará Seu povo: “pois o SENHOR, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo; porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo.” (I Samuel 12:22), “fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.” (Salmos 37:25), “porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.” (Salmos 37:28).

O cuidado de Deus para com os Seus vai além: “porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:3), a nossa vida, está escondida nEle, com Cristo, nos cerca por trás e pela frente: “Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.” (Salmos 139:5), nos envolve: “o Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.” (Deuteronômio 33:27).

Diante das adversidades o Senhor bate em nossos ombros e diz: “e eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;” (Apocalipse 1:17), Ele justifica o porquê não temer, pois Ele é o primeiro e o último, em outras palavras, tem poder para proteger, nas suas mãos onde ninguém pode tirar: “e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.” (João 10:28).

Por tudo isso Ele diz não temas, Ele está conosco; ao ler com cuidado as passagens elas condicionam a crer no Senhor Jesus como Salvador, pois é nEle que a vida do crente está: “porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:3), “já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20).

Confie nos cuidados do Senhor: “confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.” (Isaías 26:4), “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (I Pedro 5:7), “a ti, ó SENHOR, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio, e a minha porção na terra dos viventes.” (Salmos 142:5), “os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.” (Salmos 34:15), “porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.” (I Pedro 3:12).