quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Ebenézer

Iniciamos o ano de 2009 e a lição que resta a todos é que até aqui Deus nos ajudou, Ele esteve sempre presente, sempre conosco: “então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou-lhe Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (I Samuel 7:12), começo do ano é hora de por em prática os planos do ano anterior ser um melhor servo, cultivar a vida espiritual, dedicar mais a oração, a leitura da Palavra, ser melhor nas outras áreas da vida também.

O nosso lema para este ano, e para o resto de nossas vidas, poderia ser: “e Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA.” (Êxodo 17:15), o Senhor no centro de tudo, vivermos uma vida totalmente dedicada a Ele, Deus agraciou Israel com muitas proezas, uma delas foi no rio Jordão: “e as doze pedras, que tinham tomado do Jordão, levantou-as Josué em Gilgal. E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? Fareis saber a vossos filhos, dizendo: Israel passou em seco este Jordão.” (Josué 4:20-22).

Tanto na entrada para Canaã, passando, em seco, pelo rio, quanto na conquista final da terra foram postas pedras: “e Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do SENHOR. E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras, que o SENHOR nos tem falado; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus. (Josué 24:26,27).

As pedras eram um memorial para que eles jamais se esquecessem das maravilhas operadas por Deus, neste ano podemos fazer o mesmo diariamente anotar, em um caderno, as bênçãos que Deus nos dá diariamente, ao fim do ano veremos o quão Deus nos abençoou e nós não nos apercebemos, as pedras eram para que o povo a olhasse e se corrigisse, confiasse mais em Deus.

As pedras eram um retrato da Rocha, que também foi rejeitada: “diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?” (Mateus 21:42), foi prometida uma Pedra: “como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.” (Romanos 9:33), “e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.” (I Coríntios 10:4).

Esta Pedra, ou Rocha, é o Senhor Jesus: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.” (Atos 4:11), a Quem devemos olhar: “olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” (Hebreus 12:2), “eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” (Miquéias 7:7). Ele é Rocha tão firme que a igreja foi edificada sobre Ele: “pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;” (Mateus 16:18).

O Senhor é Todo poderoso: “não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.” (I Samuel 2:2), “não és tu desde a eternidade, ó SENHOR meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.” (Habacuque 1:12), o Senhor assim explica: “e, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.” (Mateus 21:44), tem poder suficientes para nos manter firmes: “ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,” (Judas 1:24).

Sabedores do poder de Deus fiquemos firmes e trabalhemos e fiquemos firme nos propósitos, pois o trabalho além de não ser vão: “portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (I Coríntios 15:58), Deus sempre nos faz andar em vitórias: “e graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.” (II Coríntios 2:14).