terça-feira, 30 de agosto de 2011

16.41. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.


OS USOS DA PALAVRA “REINO” NO NOVO TESTAMENTO


“O Reino”


Mt 25:34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;


Lc 12:32 Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.


Lc 19:15 E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.


Lc 22:29 E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou,


At 1:6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?


I Co 15:24 Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.


Ap 12:10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.


“Reino de Cristo e de Deus”


Ef 5:5 Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.


“Reino do Filho”


Cl 1:13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;


“Herdeiros do Reino”


Tg 2:5 Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?


“No Reino”


II Pd 1:11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.


Ap 1:9 Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.


Os Livros do Novo Testamento que Mencionam o Reino ou Assuntos Associados ao Reino


Mt 4:23; Mc 4:26; Lc 22:30; Jo 18:36; At 1:8; Rm 14:17; I Co 4:20; II Co 5:10; 6:16; Gl 5:21; Ef 6:5; Fp 2:16; Cl 4:11; I Ts 2:12; II Ts 1:5; I Tm 4:8; 6:19; II Tm 4:3; Tt 2:13; Hb 1:8; 12:28; Tg 2:5; I Pe 4:5; II Pe 1:11; I Jo 2:28; Jd 14,18,19; Ap 1:9


Mais do que Todos os Autores do Novo Testamento Mencionaram do Reino ou Sobre os Assuntos Associados ao Assunto


Mateus – Mt 4:23


Marcos – Mc 4:26


Lucas – Lc 22:30


João o Apóstolo – Jo 18:36; I Jo 2:28


Filipe – At 8:12


João Batista – Mt 3:2


Jesus – Mt 4:17


Paulo – At 20:25


Tiago – Tg 2:5


Pedro – II Pd 1:11


Judas – Jd 1:14,18,19


Fonte http://www:palavraprudente:com:br/estudos/calvin_d/escatologia/cap44:html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

16.40. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



OS USOS DA PALAVRA “REINO” NO NOVO TESTAMENTO



“Evangelho do Reino”


Mt 4:23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.


Mt 9:35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.


Mt 24:14 E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.


Mc 1:14 E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,


Lc 4:43 Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.


Lc 8:1 E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,



“Teu Reino”


Mt 6:10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;


Mt 6:13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.


Mt 20:21 E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.


Lc 11:2 E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.


Lc 23:42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.


Hb 1:8 Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.



“Palavra do Reino”


Mt 13:19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.



“Filhos do Reino”


Mt 8:12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.


Mt 13:38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;



“Um Reino”


Mc 3:24 E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir;


Lc 19:12 Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois.


Hb 12:28 Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;



“Reino de Meu Pai”


Mt 26:29 E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.



“Reino de Seu Pai”


“Mt 13:43 Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.



“Seu Reino”


Mt 13:41 Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.


Mt 16:28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.


Lc 1:33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.


I Ts 2:12 Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.


II Tm 4:1 Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,


II Tm 4:18 E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.


Ap 16:10 E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e eles mordiam as suas línguas de dor.



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap44.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo

domingo, 28 de agosto de 2011

16.39. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



OS USOS DA PALAVRA “REINO” NO NOVO TESTAMENTO



[Reino de Deus]



Jo 3:3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.


Jo 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.


At 1:3 Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.


At 8:12 Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.


At 14:22 Confirmando os ánimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.


At 19:8 E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus.


At 20:25 E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.


At 28:23 E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde.


At 28:31 Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.


Rm 14:17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.


I Co 4:20 Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.


I Co 6:9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?


I Co 6:10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.


I Co 15:50 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.


Gl 5:21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.


Cl 4:11 E Jesus, chamado Justo; os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no reino de Deus; e para mim têm sido consolação.


II Ts 1:5 Prova clara do justo juízo de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis;



“Meu Reino”


Lc 22:30 Para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.


Jo 18:36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap44.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo

sábado, 27 de agosto de 2011

16.38. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



OS USOS DA PALAVRA “REINO” NO NOVO TESTAMENTO



[Reino de Deus]



Lc 4:43 Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.


Lc 6:20 E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.


Lc 7:28 E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.


Lc 8:1 E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,


Lc 8:10 E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.


Lc 9:2 E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.


Lc 9:11 E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura.


Lc 9:27 E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus.


Lc 9:60 Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.


Lc 9:62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.


Lc 10:9 E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.


Lc 10:11 Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós.


Lc 11:20 Mas, se eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.


Lc 12:31 Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


Lc 13:18 E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei?


Lc 13:20 E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus?


Lc 13:28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no reino de Deus, e vós lançados fora.


Lc 13:29 E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.


Lc 14:15 E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.


Lc 16:16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.


Lc 17:20 E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.


Lc 17:21 Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.


Lc 18:16 Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.


Lc 18:17 Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele.


Lc 18:24 E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!


Lc 18:25 Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.


Lc 18:29 E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,


Lc 19:11 E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus.


Lc 21:31 Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.


Lc 22:16 Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.


Lc 22:18 Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.


Lc 23:51 Que não tinha consentido no conselho e nos atos dos outros, de Arimatéia, cidade dos judeus, e que também esperava o reino de Deus;



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap44.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

16.37. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



OS USOS DA PALAVRA “REINO” NO NOVO TESTAMENTO



Reino de Deus:


Mt 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.


Mt 12:28 Mas, se eu expulso os demónios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.


Mt 19:24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.


Mt 21:31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.


Mt 21:43 Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.


Mc 1:14 E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,


Mc 1:15 E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.


Mc 4:11 E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,


Mc 4:26 E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra.


Mc 4:30 E dizia: A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?


Mc 9:1 Dizia-lhes também: Em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte sem que vejam chegado o reino de Deus com poder.


Mc 9:47 E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,


Mc 10:14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus.


Mc 10:15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.


Mc 10:23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!


Mc 10:24 E os discípulos se admiraram destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!


Mc 10:25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.


Mc 12:34 E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.


Mc 14:25 Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.


Mc 15:43 Chegou José de Arimatéia, senador honrado, que também esperava o reino de Deus, e ousadamente foi a Pilatos, e pediu o corpo de Jesus.



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap44.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

16.36. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



Mostrando como é frequente o ensino do Reino de Deus no Novo Testamento, segue as referências onde a palavra aparece:



OS USOS DA PALAVRA “REINO” NO NOVO TESTAMENTO


Os Usos da Palavra “Reino” no Novo Testamento


Reino dos Céus:


Mt 3:2 E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.


Mt 4:17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.


Mt 5:3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;


Mt 5:10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;


Mt 5:19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.


Mt 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.


Mt 7:21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.


Mt 8:11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;


Mt 10:7 E, indo, pregai, dizendo. É chegado o reino dos céus.


Mt 11:11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.


Mt 11:12 E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.


Mt 13:11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;


Mt 13:24 Propós-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;


Mt 13:31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;


Mt 13:33 Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.


Mt 13:44 Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.


Mt 13:45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;


Mt 13:47 Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.


Mt 13:52 E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.


Mt 16:19 E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.


Mt 18:1 Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?


Mt 18:3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.


Mt 18:4 Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.


Mt 18:23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;


Mt 19:12 Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.


Mt 19:14 Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.


Mt 19:23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.


Mt 20:1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.


Mt 22:2 O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho;


Mt 23:13 Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.


Mt 25:1 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap44.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

16.35. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



O REINO DE DEUS NO FUTURO - X - O MILÊNIO - V


O Reino de Deus no Futuro - X


O Milênio - V


Leitura: Romanos 8.18-25


Versículo para Memorizar: Rm. 8.22: “porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.”.


O cristão, através do “homem interior”, ou seja, com o entendimento, serve a lei de Deus na qual tem prazer (Rm 7:22,25). O cristão, pela nova natureza, vive na fé do Filho de Deus, ou seja, procura fazer tudo que Cristo mandou (Gl 2:20). Todavia, o cristão não é, neste instante, o que será na glória. Agora o cristão luta contra a carne e a carne contra o Espírito (Rm 7:18-23; Gl 5:16-26). O cristão está sujeito à vaidade, não pela sua própria vontade, mas por que Deus quer que seja assim (Rm 8:20, “mas por causa do que a sujeitou”). De fato há uma grande dúvida por que Deus quer assim, mas deixaremos as respostas com Deus e procuraremos viver para a glória a Quem merece toda a glória, submissão e obediência em amor. A criatura, ou seja, os cristãos, têm uma ardente expectativa sobre aquele dia quando será completamente como Cristo (Rm 8:18, “a glória que em nós há de ser revelada”, v. 19, “espera a manifestação dos filhos de Deus”, ou seja, “a redenção do nosso corpo”, v. 23). Mesmo que tudo não seja como será pela eternidade quando haverá os novos céus e a nova terra, o cristão gozará durante o milênio junto com os animais uma transformação bendita.


O Milênio e a Criação – Estudamos anteriormente que no fim da tribulação Deus tirará o véu de incredulidade do coração do povo de Israel salvando todos eles (Ap 7:4-8; 14:1-3). No milênio então terá benção sobre benção sobre Israel e a aos outros salvos (Is 11:1-16; 45:17-25; 59:20,21; 60:2-4; Jr 31:34: “e não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” Rm. 9.27-29). Como mencionado na última lição os hospitais, as clinicas, os pronto-socorros e os consultórios dos médicos estarão vazios “então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.”, Is 35:5,6. Como será gloriosa “a redenção do nosso corpo” (Rm 8:23)!


No milênio, especialmente quando ocupada por Israel, a terra será abençoada e os animais serão transformados para serem como foram antes da entrada do pecado quando a terra foi amaldiçoada (Gn 3:17,18). O profeta Ezequiel disse: “e farei com elas uma aliança de paz, e acabarei com as feras da terra, e habitarão em segurança no deserto, e dormirão nos bosques. E delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, farei uma bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão. E as árvores do campo darão o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e estarão seguras na sua terra; e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu quebrar as ataduras do seu jugo e as livrar da mão dos que se serviam delas. E não servirão mais de rapina aos gentios, as feras da terra nunca mais as devorarão; e habitarão seguramente, e ninguém haverá que as espante.”, Ez 34:25-27.


Dos animais também Isaias falou: “e morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.”, Is 11.6-9. No deserto terá água (Is 35:1,2; 41:17-20), não terá mais seca, nem fome (Ez 34:29: “e lhes levantarei uma plantação de renome, e nunca mais serão consumidas pela fome na terra, nem mais levarão sobre si o opróbrio dos gentios.”). As colheitas serão cada uma superabundante (Sl 67:6; Zc 8:12; Am 9:13), e nem terá a terra mais abrolhos (Is 55:13).


A razão de tantas bênçãos é para testificar da misericórdia de Deus sobre a nação rebelde de Israel e ver a Sua salvação (Sl 67:1,2,7). Você já conhece a Sua misericórdia sobre você? Todavia, apesar de tantas belezas, paz e manifestação da misericórdia, ainda terá o castigo sobre a desobediência das nações (Zc 14:16-21). Deus não muda e até no milênio, o pecado terá o seu justo castigo. Cristo é o Único Salvador no Velho Testamento, no Novo Testamento, na Tribulação e no milênio. Deus sempre Se glorifica no Filho (Mt 3:17; 17:5; Jo 12:28).


O Milênio e o Pecado – Mesmo com tantas bênçãos por tanto tempo, mesmo com satanás estando preso para não atuar as suas sutilezas malignas e mesmo com Cristo reinando em verdadeira justiça com os Seus por estes mil anos, o coração do homem não salvo continua sendo o mesmo. As manifestações deste coração enganoso serão reprimidas numa obediência fingida. Esse comportamento hipócrita não será provocado pela graça de Deus nem pelo temor do Senhor. A manifestação pública e constante do poder de Deus fará com que o homem não salvo finge a sua submissão. O medo do castigo faz o homem fingir ser um bom cidadão. O reino de Cristo com uma vara de ferro é um reino de justiça pura. Pode ser uma surpresa, mas terão no milênio muitos inimigos de Deus e estes serão presos (Sl 72:7-9; 149:7-9; Mq 5:8-10).


Como sempre o coração do homem não regenerado não pode ser transformado pelas circunstâncias exteriores. Mesmo tendo tantas transformações na terra entre os animais, no clima e entre os judeus por mil anos, os que não conhecem a graça de Deus, e a regeneração, continuarão achando que o evangelho é loucura e escândalo (I Co 1:23; 2:14). Nisso é destacada a verdade que não é o exterior do homem que necessita de mudança, mas o interior dele que necessita de transformação e isso só pela graça de Deus (Ef 2:4-9). Como está o seu coração? Já foi feito novo pela graça de Deus? Não fique reprimindo a verdade que você é um pecador, mas confesse os seus pecados e arrepende-te deles crendo pela fé em Jesus Cristo o Salvador. Só assim terá uma natureza nova que deleita na Lei de Deus e terá verdadeira satisfação de honrá-lo como Senhor e Salvador.



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap31.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo

terça-feira, 23 de agosto de 2011

16.34. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



O REINO DE DEUS NO FUTURO - VIII - O MILÊNIO - III


O Reino de Deus no Futuro - VIII


O Milênio - III


Leitura: Salmo 47


Versículos para Memorizar: I Pd 4:13: “mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.”.


O Milênio e a Igreja – A Bíblia não revela muito sobre a atividade da igreja no milênio. A razão por termos pouco é por que os profetas, mesmo falando muito sobre o milênio, não enxergaram a época da igreja nem a dos gentios. Sabemos que quando Cristo volta à terra com os Seus para estabelecer o Seu reino milenar, as bodas do Cordeiro serão consumadas (Ap 19:5-9). A Sua esposa, a mulher do Cordeiro, é a grande cidade, a santa Jerusalém e todos que a ocupam (Ap 21:9-27). Sabemos também que todos os santos são ajuntados no céu para servir, adorar e reinar com o Senhor para todo o sempre (Ap 5:9,10; 20:6). Essa é a assembléia universal mencionada em Hebreus 12.22-24, algo que alguns teólogos identificam como: “Igreja da Glória”.


Por séculos na terra antes do milênio os integrantes das igrejas neotestamentárias foram alvos de desdém, crueldade, e martírio. No milênio os Seus santos, ou seja, “todos os que crêem” gozarão a presença e glória de Cristo (Jo 14:1-3, “para que onde Eu estiver estejais vós também”; II Ts 1:7-10). O milênio será uma oportunidade para os salvos servir e reinar com o Seu Senhor e Salvador sem impedimento nenhum para todo o sempre (II Tm 2:12; Ap 2:26,27; 5:9,10; 20:6; 21:3,7). No milênio os salvos conhecerão apenas glória. Não terão mais perseguição. Onde você estará naquele dia?


Não é necessário ser membro de uma Igreja Batista na terra para entrar no Reino de Deus celestial. Para ser justificado pela Sua graça é essencial a “lavagem da regeneração” qual é a obra de Deus pela Palavra de Deus, “e da renovação do Espírito Santo”, ou seja, Deus opera pelo Espírito (Tt. 3.5). Se não nasceu de novo é impossível ver ou entrar neste Reino de Deus (Jo 3:3-8). Se desejar ter a manifestação da regeneração na sua vida arrependei-vos e creia pela fé no Evangelho de Jesus Cristo (At 20:21; 26:20). Porém, se deseja ter o galardão de fidelidade pela obediência é necessário ser membro fiel de uma Igreja neotestamentária (I Tm 3:13, “adquirirão para si uma boa posição”; II Tm 4:1-8: “combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.”, vs. 7,8; I Co 3:12-15; Mt 18:18-20; At 20:28: “olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.”).


O Milênio e Israel – Inverso da situação com a igreja, temos muito na Bíblia para orientar-nos sobre Israel durante o milênio. Este assunto é largo, mas não complicado. É largo, pois começa seiscentos anos antes de Abraão (Dt 32:8: “quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.”). Na Sua mente, nos dias em que os filhos de Noé foram habitar o mundo depois do dilúvio, Ele estabeleceu os termos do povo que ocuparia a terra que seria para Israel. A história literal de Israel começa com a escolha de Abraão em Genesis 12 e se completa com o Rei Jesus assentando no Trono de Davi na Nova Jerusalém (Lc 1:32; Ap 20:4; 21:5). Não é complicado, pois é tratado com detalhes na Profecia, nos Salmos, e pelo Novo Testamento. Fatos temos de sobra.


A terra que foi prometida à descendência de Abraão (Gn 12:7; 13:14-17; 15:17-21) faz parte da aliança eterna entre Deus e o Seu povo, os judeus. Até agora Israel nunca habitou com autoridade nessa terra. Portanto, essa aliança nunca foi cumprida completamente. No milênio Israel terá essa terra (Ez 47;48; Mt 19:28). Israel foi escolhida pela graça de Deus (Dt 7:7-9), está sendo preservada em graça apesar das sua cegueira e rejeição de seu Messias e será restaurada pela graça no milênio (Zc 12:9,10). Será durante a Tribulação que Deus salvará a nação de Israel (Ap 7:4-8; 14:1-3) e durante o milênio a profecia da aliança eterna será cumprida (Is 59:20,21; 60:1-21; 62:2-4). Neste tempo abençoado Israel será uma benção a “todas as famílias da terra” (Gn 12:3). A graça soberana, a fidelidade, e a glória de Deus serão manifestadas pelo cumprimento glorioso das promessas de Deus para com a nação de Israel (Zc 12:9-14; Ez 34:11-15; Jr 31:31-40). Jerusalém será a metrópole do mundo todo (Mq 4:1,2). Com as mudanças topográficas que acontecerão logo no começo do milênio (Zc 14:1-11), Jerusalém será exaltada sobre todas as cidades (Is 60:1-21; veja capítulos Is 61-66).


No milênio os propósitos eternos de Deus para com Israel serão realizados. Todos naquele tempo perceberão a razão pela qual Deus separou para Si Abraão e os seus descendentes. No milênio Israel será uma lição da graça de Deus a todas as nações (Gn 12:3; Is 60:1-3). No milênio será manifestada a fidelidade de Jeová pelo cumprimento literal das múltiplas promessas feitas aos patriarcas e profetas. Não terá mais noite em Israel. Através da exaltação dos que clamaram pela morte de Cristo, a superabundante graça de Deus é testemunhada. Você é como Israel que foi infiel ao seu Criador e merece perdição eterna? Você necessita desta graça? Reconhece a culpa dos seus muitos pecados? A graça superabundante ainda não acabou (Rm 5:20). A mensagem da Bíblia é: Arrependei-vos e creia pela fé em Cristo Jesus. Por Cristo vêm as boas novas aos mansos; a restauração espiritual aos contritos de coração, liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. Somente pelo Ungido vem o ano aceitável do SENHOR e a consolação de todos os tristes. Exclusivamente por Jesus os tristes terão glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza; vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que Ele seja glorificado (Is 61:1-3). Assim sua noite também tornará em dia eterno, e sua vida será uma testemunha aos outros desta maravilhosa graça.


As lições da graça de Deus para com Israel que o milênio manifestará, são pregações fortes e animadoras para todos os pecadores hoje. Essa lição declara claramente que Deus pela Sua graça salvará ainda hoje todo pecador que se arrependa e creia pela fé em Cristo Jesus.


Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap30.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

16.33. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



O REINO DE DEUS NO FUTURO - VII - O MILÊNIO - II


O Reino de Deus no Futuro - VII


O Milênio - II


Leitura: Salmo 47


Versículos para Memorizar: Ap 11:15: “e o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.”.


Há muito mais para considerar sobre o milênio do que a sua cronologia e sua duração. Quero considerar qual relação tem o milênio com satanás e sua equipe maligna, Cristo, a igreja, a nação de Israel, o mundo, a criação e o pecado. Dessa maneira, pode ser que cresça a nossa expectativa deste evento. Entendendo melhor o plano de Deus podemos ser incentivados a fazer o necessário para participar nele, tanto nós quanto os outros que hoje estão ao nosso redor.


O Milênio e Satanás, O Anticristo e o Falso Profeta – Poderíamos estudar sobre a origem de satanás (Is 14:11-16; Ez 28:11-19). Também seria bom proveito estudar a obra de satanás agora na terra como príncipe das potestades do ar (Ef 2:2; Jo 14:30; Ap 12:10). Mas, desde que o nosso estudo é sobre o milênio seria melhor nos limitar sobre a relação entre satanás e o milênio. Satanás sabe que não pode reinar eternamente na terra. Portanto ele usa o pouco tempo que tem para manifestar a sua natureza e fazer a sua obra maligna. Sua natureza é contra a verdade em geral (Ap 12:10) e contra o Verdadeiro em particular (Gn 3:15). Ele atua em tudo que rouba a glória que pertence a Deus (At 13:10; Jo 8:44, “... Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele ...”). É extremamente importante que não demos lugar nenhum a satanás, pois ele é enganoso. Ele opera em conjunto com o coração enganoso do homem para tragar os tolos que não atentam aos avisos da sabedoria (I Pd 5:8,9). Nas fases finais da tribulação, sabendo que resta muito pouco tempo para agir, satanás, a antiga serpente, opera com grande ira para com os que habitam na terra e no mar (Ap 12:12,17). Como uma trindade maligna, satanás, o líder, dá o seu poder à segunda pessoa desta trindade ímpia, o anticristo (Ap 13:4). O anticristo é o porta-voz de satanás e faz a sua vontade contra Deus, do Seu nome, e do Seu tabernáculo, e dos que habitam no céu, fazendo guerra contra os santos (Ap 13:5-7). A terceira pessoa desta trindade de iniqüidade é o falso profeta que atua para que o anticristo é [seja] exaltado (Ap 13:12,15).


No fim da tribulação, uma tentativa maior será feita para impedir o retorno de Cristo à terra (Ap 19:19). Como pelos séculos o mundo rebelava contra Deus e Seu Ungido (Sl 2:2,3), na tribulação, a sua equipe maligna e os seus seguidores intensificam os esforços numa guerra total contra o Fiel e Verdadeiro (Ap 19:11), ou seja, a Palavra de Deus (Ap 19:13). Este é Aquele que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso (Ap 19:15), cujo nome no seu manto e coxa é Rei dos reis, e Senhor dos senhores (Ap. 19:16). O fim não pode ser outro além de destruição total dos inimigos de Deus. O anticristo e o falso profeta serão presos e lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre e todos demais serão mortos (Ap 19:20,21; Is 11:4; 30:27-31; Dn 11:45). Depois da Tribulação, a próxima etapa da escatologia é o milênio. Desde que não se pôde ter paz verdadeira enquanto satanás estava livre para influenciar o homem, ele é agora preso com uma grande cadeia e lançado no abismo. O abismo é encerrado com um selo para que ele não mais engane as nações pela duração do milênio (Ap 20:1-3; Is 14:12-15). Durante o milênio Cristo começa o Seu reino eterno com o Seu povo (Ap 20:4). Nessas condições o louvor puro é dado ao Rei pelo seu povo em toda a terra – Sl 47. Onde você estará nessa hora?


O Milênio e Cristo – É do agrado de Deus que Jesus preencha os ofícios de Profeta (At 3:22), Sacerdote (Hb 5:6) e Rei (Sl 2:6). Como Profeta Jesus declara e ensina a vontade do Pai. Quando começa o milênio, Jesus já cumpriu a função de Profeta (Jo 17:4-8; Hb 1:1). Como Sacerdote Jesus é o Mediador entre Deus e o homem, e pela Sua expiação, Ele reconcilia os que crêem nEle a Deus, intercedendo por eles diante do Seu Pai. Nessa função Jesus atua ainda (II Co 5:17-21; I Tm 2:5,6; I Pd 3:18; Hb 7:25). Jesus, como Rei, reinará sobre os homens executando as leis de Deus em toda justiça e sabedoria (II Sm 7:12,13; Is 9:6,7; Lc 1:30-33). É futura essa posição como Rei, mas Ele vai ocupá-la literalmente (Lc 19:12-15). No começo do milênio, Jesus será reconhecido como Rei e terá a glória devida (Sl 24:7-10; Zc 14:9; Lc 19:12-15; At 1:6; I Tm 4:1).


Voltando um pouco na historia, o homem foi criado para dominar sobre todos os animais, e para sujeitar a terra (Gn 1:26-28; Sl 8:4-8). Todavia, quando pecou, satanás tornou o príncipe deste mundo (Jo 16:11) e o príncipe das potestades do ar que opera a sua vontade pela natureza ímpia dos homens (Ef 2:2,3). Desejando o controle de tudo, este ímpio príncipe tentou enganar o Messias a adorá-lo (Mt 4:8-10; Lc 4:6-8). Cristo foi fiel, não o adorou e cumpriu toda a lei, tomou sobre Si o pecado do Seu povo e pela Sua morte e ressurreição venceu a morte, aniquilando o que tinha o império da morte (I Co 15:55-57; Hb 2:13-15). Vencedor, Cristo, o verdadeiro Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, tem o direito de abrir o livro apresentado em Apocalipse cinco. Este livro pode representar o direito de domínio sobre tudo que o homem perdeu pela queda (Ap 5:5-14). Quando Cristo voltar à terra no fim da tribulação, a visão de Apocalipse capítulo cinco tornará atualidade (Ef 1:14). Assim, no milênio, Cristo reinará sobre toda a terra na sua glória e majestade; atributos que foram manifestados na Sua transfiguração no monte santo (II Pd 1:16,17; Mt 17:1-5).


Para que você tenha participação nesse Reino de Cristo na terra durante o milênio, é necessário nascer de novo já (Jo 3:5-8). Você já foi regenerado segundo as verdades da Palavra de Deus e do Espírito (Tt 3:5,6)? Se não conhece Cristo como Senhor e Salvador aqui e agora, não reinará com Ele quando vier na Sua glória para receber tudo que é Seu da mão do Seu Pai (Mt 7:21-29; I Cr 29:11; Sl 96:10-13; Is 9:6,7; Ap 11:15; 21:3-8). Seja convertido já!



Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap29.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo

domingo, 21 de agosto de 2011

16.32. Pregação de João o Batista (Mt 3:1-12; Mc 1:1-8; Lc 3:1-18) Mt 3:1,2

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.



O REINO DE DEUS NO FUTURO - VII - O MILÊNIO - I


O Reino de Deus no Futuro - VII


O Milênio - I


Leitura: Apocalipse 20:1-7


Versículos para Memorizar: Apocalipse 20:6: “bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.”.


Existem muitos detalhes sobre a escatologia: o simbolismo do livro de Apocalipse, as fases da vinda de Cristo, o tempo do arrebatamento, a cronologia da tribulação, e a identificação da pessoa e número do anticristo. Talvez pelas diversas maneiras de explicar esses assuntos, muitos, como eu no passado, deixam de aprofundar no assunto. Todavia, quando se enfrenta estes assuntos com a Bíblia na mão, a confusão desaparece e torna confiante na Verdade. Depois de explicar corretamente alguns assuntos de escatologia, o apóstolo Paulo escreve à igreja em Tessalônica: “portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”, I Ts 4:18. Comprovadamente, a verdade liberta e não traz confusão (Jo 8:32; I Co 14:33)... O termo “milênio” não consta na Bíblia, mas um período de mil anos existe; como também são reais os acontecimentos que acontecerão nesse período. A palavra ‘milênio’ é um termo teológico baseado na passagem de Ap 20:1-10. A posição teológica que qualquer tem, depende do seu entendimento sobre quando o retorno de Cristo acontecerá em relação a este período de mil anos. ...


Pré-milenarismo é a crença em que Cristo voltará ao mundo com os Seus (II Ts 2:1-3,8; Ap 19:11-14) para depois reinar literalmente nessa terra por mil anos cronológicos. Os pré-milenaristas tomam a passagem de Apocalipse 20:1-7 literalmente. Crêem quando é usada a expressão “mil anos”, de onde vem a crença geral de milenarismo; essa expressão sempre refere-se à passagem de mil anos cronológicos literalmente. Jesus Cristo voltará corporalmente à terra física antes do tempo real de mil anos para reinar física e literalmente com Seu povo ressurreto. Crêem que as profecias no Velho e Novo Testamento devem ser interpretadas geralmente de forma literal, mas admitem ensinos simbólicos quando o contexto pede tal interpretação. Os pré-milenaristas às vezes são chamados Chilistas, pois a palavra grega para a palavra “mil” é chilias (5507, Strong’s). Historicamente o pré-milenarismo foi defendido pelos cristãos da igreja primitiva até o terceiro século por teólogos como Pastor de Hermas, Policarpo, Justino Mártir, Irineu e Tertuliano. Durante a Era das Trevas foi os Valdenses e Paulicianos que marcadamente preservaram essa doutrina viva. Nos últimos quatro séculos essa posição tem sido defendida por João Bunyan, Benjamin Keech, João Gill entre outros.


Os Ensinos Básicos dos Pré-milenaristas


1. Antes da Tribulação as condições no mundo irão de mal à pior – I Tm 3:1,13.


2. A época presente terminará com a Grande Tribulação – Mt 24:5-31.


3. No fim da Tribulação Cristo voltará à terra para destruir o anticristo, o falso profeta, e os outros inimigos de Cristo – Ap 19:14,20,21.


4. Satanás será preso por mil anos – Ap 20:1-3.


5. Existem duas ressurreições: a primeira para os justos antes do milênio (Ap 20:4-6) e uma segunda para os injustos depois do milênio - Ap 20:12-15.


6. O milênio será um tempo de justiça, paz e espiritualidade – Ap 20:6; Is 2:1-4; 65:20.


7. A nação de Israel será abençoada peculiarmente durante este período – Ez. 11:17-21; 16:60-63.


8. A nação de Israel e o tipo de igreja que Jesus instituiu enquanto na terra não são a mesma coisa.


Você pode ser salvo e não concordar com todos sobre a cronologia dos eventos da escatologia, mas não adianta ser conhecedor dos eventos dos últimos dias e não conhecer o arrependimento dos seus pecados e a fé em Jesus Cristo, o Salvador. Eruditismo não é salvação. É necessário que seus pecados sejam lavados com o sangue de Cristo para ser salvo. Jesus pode voltar logo, mesmo hoje. Está pronto para encontrá-lO? Este assunto lhe traz consolação? Seja antes ou depôs do milênio quando Jesus voltar, Ele corporalmente voltará. Quando vier a essa terra terá uma espada na sua mão para trazer justiça na terra. Só os regenerados viverão. Se estiver ouvindo a Sua voz, hoje é o tempo para ser salvo! Agora é o tempo para pregar Cristo aos outros! Já é o tempo para crer pela fé nEle! Que Deus lhes abençoe.


Fonte http://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap28.html , estudo escrito pelo pastor Calvin Gardner, edição gramatical Edson Basilo