segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O evangelho

Evangelho significa boas novas, boas notícias, olhando com cuidado percebemos que o nome é bem apropriado, pois é a melhor notícia que o homem pode ouvir é a do evangelho, tanto pelo que o evangelho é, quanto pelo que o evangelho faz, ele é da graça de Deus: “mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.” (Atos 20:24), pois Deus salva ao homem pela Sua graça: “porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8), ou seja, o homem não merece, mas Deus quer salvar.

Ele é: “porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” (Romanos 1:16), é da paz: “e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;” (Efésios 6:15), pois traz paz para com Deus: “tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1), é do reino: “e percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” (Mateus 4:23), pois os crentes passaram a viver no reino do Senhor: “o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;” (Colossenses 1:13).

Naturalmente é o evangelho da salvação: “em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” (Efésios 1:13), quem crê no evangelho é salvo: “a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9).

É eterno: “e vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,” (Apocalipse 14:6), já que os salvos, os que crêem tem vida eterna: “na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24).

Agora há algo importante a nos atermos que tem pessoas que ensinam outro evangelho: “maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gálatas 1:6-10).

Então qual o evangelho correto? O que diz que o Senhor Jesus nasceu de uma virgem: “eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” (Mateus 1:23), viveu uma vida sem pecado: “porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15), por isso teve qualificação para dar a vida em nosso lugar: “porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” (Marcos 10:45).

Que Ele sofreu, morreu e ressuscitou ao terceiro dia: “e disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,” (Lucas 24:46), “e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (I Coríntios 15:4), “desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.” (Mateus 16:21), “e matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito.” (Mateus 17:23).

E que em breve voltará: “porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?” (I Tessalonicenses 2:19), “sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” (Tiago 5:8), “conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,” (II Timóteo 4:1), “porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (II Coríntios 5:10), ocasião em que prestaremos contas a Ele: “de maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” (Romanos 14:12).

domingo, 28 de dezembro de 2008

Intimidade com Deus

Com certeza é possível ser íntimo do Senhor: “porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade.” (Provérbios 3:32), aos tais Ele revela Sua vontade, pois só aos íntimos certas coisas são possíveis: “o coração conhece a sua própria amargura, e o estranho não participará no íntimo da sua alegria.” (Provérbios 14:10)
“o segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.” (Salmos 25:14), como visto não é para os grandes deste mundo, mas para os pequeninos: “naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.” (Mateus 11:25).

Os pequeninos têm muito a nos ensinar, eles são humildes: “portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.” (Mateus 18:4), confiam inteiramente em seus pais: “confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.” (Isaías 26:4) e os amam: “amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” (Deuteronômio 6:5), atitudes que os adultos também devem ter em relação a Deus, confiar nEle, amá-lO, daí Deus abençoa, inclusive com os mistérios do reino: “Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;” (Mateus 13:11).

Outra lição, que as crianças ensinam, é a obediência, o Senhor assim disse: “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. (João 14:21-24).

Deus quer se manifestar a você, Se fazer conhecido a você, o que espera? Ele se revela aos Seus: “certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Amós 3:7) e Ele já mostrou o que brevemente deve acontecer: “revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;” (Apocalipse 1:1), que é a volta do Senhor Jesus: “os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:11).

Ele voltará com o Seus santos para buscar os Seus amigos, pois os servos já recebem outro status: “já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” (João 15:15), o Senhor quer que você seja amigo dEle, Ele quer que você seja íntimo dEle, só podemos entrar na presença de Deus pelo sangue derramado na cruz: “tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,” (Hebreus 10:19), “no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.” (Efésios 3:12). Agora nós podemos ser amigos de Deus.

sábado, 27 de dezembro de 2008

A morte do crente

A morte é algo que quase ninguém quer passar, mesmo os crentes, embora sabedores que com a morte irão para a gloria, passar por ela não é fácil, isso porque ela é a drástica separação da alma do corpo e ela é a conseqüência do pecado o homem morre por causa do pecado, esta foi a lei que Deus estabeleceu que quem pecasse morreria: “a alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.” (Ezequiel 18:20), como todos pecaram todos morremos: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23), “como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” (Romanos 3:10).

A nossa geração tem um privilégio, muito de nós não morreremos, pois o Senhor Jesus está prestes a vir, de qualquer forma o que nos resta é prepararmos para este momento, daí devemos lembrar que a nossa vida pode se encerrar amanhã, por isso precisamos ser mais dedicados, a Bíblia fala da morte do crente, ou seja, aquele que crê em Cristo como seu Salvador, por isso é chamado crente como algo melhor do que geralmente é pensado.

A começar por ser ela preciosa para Deus: “preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos.” (Salmos 116:15), é sem medo: “ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmos 23:4), gloriosa: “e aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.” (Lucas 16:22), confiante: “pela sua própria malícia é lançado fora o perverso, mas o justo até na morte se mantém confiante.” (Provérbios 14:32), a confiança é: “porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.” (II Coríntios 5:1), “mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor.” (II Coríntios 5:8).

A base dela é porque o crente é do Senhor, na vida ou na morte: “porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.” (Romanos 14:8), por isso o crente pode falar: “porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó 19:25); a Palavra geralmente fala que o crente será recolhido, isso quer dizer, recolhido ao seu povo no céu, por tudo isso a partida é em paz: “agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;” (Lucas 2:29), pois viver é bom: “porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1:21), mas morrer é melhor: “mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” (Filipenses 1:23).

Então com certeza plena e absoluta a morte do crente é um descanso: “e ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.” (Apocalipse 14:13); como visto a morte do crente é ruim e dolorosa para os que ficam, pois não é agradável ver um ente querido partir, mesmo sabendo que é para encontrar com o Senhor, mesmo sendo um ganho: porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.” (Filipenses 1:21).

Com a tristeza de ver o crente querido partir, a mãe, pai, irmão, acabamos esquecendo de algo: “perece o justo, e não há quem considere isso em seu coração, e os homens compassivos são recolhidos, sem que alguém considere que o justo é levado antes do mal. Entrará em paz; descansarão nas suas camas, os que houverem andado na sua retidão.” (Isaías 57:1,2), esquecemos que Deus o pode ter livrado de sofrimento maior, está escrito: “O JUSTO É LEVADO ANTES DO MAL” e só Deus sabe que mal viria sobre tal pessoa: “por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.” (II Reis 22:20).

Em resumo a morte do crente nada mais é que o descanso que Deus deu a ele, é dolorosa para os que ficam, pois ficarão sem o seu amado amigo, irmão, pai, mãe, mas para o que partiu, foi em paz e recolhido ao seu povo no céu, ouvindo o decreto de Deus, e naturalmente ressuscitará quando o Senhor Jesus voltar, e ainda ressuscitarão momentos antes dos crentes que viverem no momento da volta do Senhor Jesus.

“Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” (I Tessalonicenses 4:14-18).

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O nome dEle

Os nomes dados ao Senhor Jesus reflete este nome: “tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” (Mateus 1:22,23).

A presença de Deus entre nós os homens, isso mostra, a cada um de nós, a iniciativa de Deus em estar conosco, nós humanos, a ponto dEle vir para estar conosco, algo do mais incrível pôde acontecer: “e o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14), “e, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” (I Timóteo 3:16).

Nós geralmente não atentamos quão grande é isso, o Supremo Senhor do Universo inteiro veio estar entre nós: “porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” (Isaías 57:15), e quer fazer em nós morada: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (João 14:23), “no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.” (Efésios 2:22).

Ele quer habitar em você: “o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (João 14:17), “vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9), “e, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Romanos 8:11).

E habitar para sempre: “ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:20), passar com você todos os momentos da vida, tanto os bons quanto os ruins, por isso o nome dEle é Deus conosco, quer que tenhamos intimidde com Ele, por isso Ele veio, não importa quão sujo seja o coração, o Senhor Jesus nasceu na manjedoura justamente por isso, para que pudesse nascer em qualquer coração, crei no Senhor Jesus e seja salvo e O tenha habitando dentro do seu coração.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O nome dEle 6

O nome dEle é Senhor Jesus: “ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mateus 1:18-21).

O nome dado a Ele mostra o trabalho que Ele faz “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”, Ele perdoa os pecados, o pecado, além de ser uma mancha na alma, é um peso terrível, Ele veio para perdoar os nossos pecados: “se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (I João 1:9), certa vez Ele perdoou a um paralítico: “e Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.” (Marcos 2:5), a uma mulher também: “e disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados.” (Lucas 7:48).

Em ambas situações o que os que estavam lá pensaram foi: “e os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?” (Lucas 7:49), não se atentaram que diante deles estava o Senhor Jesus, Aquele que tira os pecados, o meio é sempre o mesmo: “e disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.” (Lucas 7:50), “a este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.” (Atos 10:43), ou seja, quem crê nEle tem seus pecados lavados com o sangue dEle: “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,” (Efésios 1:7), “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;” (Colossenses 1:14).

Por isso só Ele pode salvar: “e em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12), “filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.” (I João 2:12); devemos observar o texto: “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”, a pergunta é: você é dEle? Caso ainda não seja receba-O em seu coração: “mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” (João 1:12), daí haverá o verdadeiro natal, o nascimento do Senhor Jesus na sua vida.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O nome dEle 5

O seu nome será Príncipe da Paz: “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6), a questão a tratar é por que Ele é o Príncipe da Paz? Antes é importante lembrarmos que paz não é ausência de guerra, embora seja seu inverso, pois o contrário de paz é a guerra, o diferencial é o tipo de paz que Ele dá, por isso ela é tão diferente do que normalmente chamamos de paz, a paz dEle é a paz plena e completa.

Disse Ele: “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27), a paz que Ele dá excede todo o entendimento: “e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7), ela de toda maneira: “ora, o mesmo SENHOR da paz vos dê sempre paz de toda a maneira. O Senhor seja com todos vós.” (II Tessalonicenses 3:16).

É, portanto, uma paz que vem de dentro para fora, exatamente o oposta da paz comum, paz que exige que as coisas estejam tranqüilas, seguras, para que possa ser gozada, como todas as coisas são passageiras lá vai com elas a paz, que também se torna passageira, a paz dada por Ele nada tem a ver com a do mundo: “tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33), é sim celestial: “portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:2).

O verso anterior mostra que a paz vem do alto, o salvo não precisa ficar desesperado com a crise mundial, desemprego e outros tantos males, pois ele goza da paz, por isso deve ser grato: “e a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15). O ponto principal da paz, dada por Ele, foi de permitir que o homem se reconciliasse com Deus, visto que o pecado os separou: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23).

Então foi proposto o meio da reconciliação: “e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” (Colossenses 1:20), de modo que Ele é a nossa paz: “porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,” (Efésios 2:14), uma vez realizada a reconciliação temos paz com Deus: “tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1). Naturalmente os que creram nEle como seu Salvador pessoal, agora podemos entender o motivo dEle ser o Príncipe da Paz.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O nome dEle 4

O nome dEle é Pai da eternidade: “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6). A profecia já dizia: “e tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Miquéias 5:2), é claro que se refere a Cristo: “E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: e tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.” (Mateus 2:4-6).

Ele é o Pai da Eternidade, observe os versos acima, eles dizem que as saídas dEle são desde os dias da eternidade, o Senhor Jesus é Eterno: “e agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.” (João 17:5), “que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;” (II Timóteo 1:9).

O princípio e fim: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.” (Apocalipse 1:8), o que sustenta tudo: “e ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Colossenses 1:17), o que não muda: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hebreus 13:8) o que vive para sempre: “e eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Apocalipse 1:18), e aí algo que lhe interessa, leitor, Ele quer lhe dar a vida eterna.

O que precisa fazer para ter a vida eterna está descrito: “trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.” (João 6:27), tal comida é: “quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.” (João 6:54,55), o Senhor Jesus não está ensinando que alguém seja canibal, apenas falou de outra maneira que: “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:15).

Ainda no assunto: “porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:40), não podemos fisicamente ver ao Senhor agora, entretanto, não seja igual a Tomé, dele o Próprio Senhor Jesus disse: “disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20:29), por isso seja bem aventurado, creia nEle: “na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” (João 6:47).

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O nome dEle 3

Chegamos ao terceiro nome, Deus Forte: “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6), este é um conceito que vem sido esquecido, a natureza divina de Cristo, conceito ignorado por uns odiados por outros, mas está claro que Ele é Deus, o nome dEle é Deus Forte, justamente para que lembremos que Ele tem todo o poder: “o Deus poderoso, o SENHOR, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso.” (Salmos 50:1), “o SENHOR teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.” (Sofonias 3:17).

Do Senhor Jesus ainda é dito: “o teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.” (Salmos 45:6), “mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.” (Hebreus 1:8), Ele Quem morreu na cruz e é a Quem pertence a igreja: “olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” (Atos 20:28), Ele é o Deus bendito: “dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.” (Romanos 9:5).

Naturalmente trata-se do Senhor e Salvador Jesus Cristo: “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;” (Tito 2:13), “e sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (I João 5:20).

Justamente por ser Deus, Ele pode fazer maravilhas: “ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,” (Efésios 3:20), Ele trabalha pelos Seus: “porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64:4), dá vida: “o ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:10), guarda: “ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,” (Judas 1:24).

Por isso os que crêem nEle como Salvador pessoa pode bradar: “posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Filipenses 4:13), o Senhor prepara para os crentes as coisas que não dá nem para explicar: “mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” (I Coríntios 2:9). Creia no Senhor Jesus, para que tenha acesso a tudo isso: “porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (II Pedro 1:11).

domingo, 21 de dezembro de 2008

O nome dEle 2

Continuando com os nomes do Senhor: “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6), o Seu nome será conselheiro; durante toda a vida nós tomamos decisões, sendo que da decisão que tomamos em dado momento ela refletirá sobre outro, há decisões simples, entretanto há outras extremamente difíceis, isso para que lembremos que nada somos sequer decidir por nós mesmo podemos.

Mas há um Conselheiro e Ele dá os conselhos, é a Ele Quem devemos recorrer: “e, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5), por que Ele pode dar conselhos perfeitos? Porque Ele é a própria sabedoria: “mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” (I Coríntios 1:24).

Em Cristo reside a plenitude da sabedoria: “porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,” (Colossenses 1:19), “ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.” (Romanos 11:33-36).

Sabedoria tão elevada que não podemos alcançar: “porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” (Isaías 55:9), e é a sabedoria que contrasta com a sabedoria humana: “todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.” (I Coríntios 2:6-8).

Ele é o Sumo Conselheiro, o conselho que Ele lhe dá agora, caro leitor, é “a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9), caso já creia, amém por isso, então agora conselho é: “confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.” (Isaías 26:4).

sábado, 20 de dezembro de 2008

O nome dEle 1

Estamos na época onde é comemorada o natal, é importante lembrar de Quem é o natal comemorado, pois o Natalício fica de fora, totalmente ausente da festa, é uma época de confraternização, mas Ele fica de fora, o menino mencionado é o Senhor Jesus Cristo, Ele que nasceu de uma virgem: “eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” (Mateus 1:23), Lhe é atribuído alguns nomes: “porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6).

Comecemos: “e se chamará o seu nome: Maravilhoso”, é o nome sem igual, o nome dEle é sem par, ou seja, Ele tem um nome maravilhoso, os motivos serão logo mencionados: é o nome de Quem tem todo o poder: “e, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.” (Mateus 28:18), de Quem lava os pecados: “e é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” (I Coríntios 6:11), de Quem cura: “e disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.” (Atos 3:6).

Nome pelo qual devemos ser dignos de sofrer: “retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.” (Atos 5:41), “homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Atos 15:26), nome de Quem devemos glorificar: “para que o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo.” (II Tessalonicenses 1:12), nome de Quem dá acesso a Deus: “dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Efésios 5:20), “e, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17).

Agora a parte mais essencial para cada um de nós, é o nome maravilhoso porque é o único: “e em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12), motivo que devemos crer em Cristo Jesus como nosso Salvador: “estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:31), “e o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.” (I João 3:23).

Nome de Quem todos se ajoelharão diante dEle: “para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,” (Filipenses 2:10), “dominará de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra. Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó. Os reis de Társis e das ilhas trarão presentes; os reis de Sabá e de Seba oferecerão dons. E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.” (Salmos 72:8-11). Creia nEle e seja salvo.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Onde Deus mora

Esta é uma pergunta feita por alguns, onde é que o Supremo e Absoluto Senhor mora? E a resposta é clara, Ele habita no céu: “olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo, a Israel, e a terra que nos deste, como juraste a nossos pais, terra que mana leite e mel.” (Deuteronômio 26:15), “ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu no lugar da tua habitação nos céus; ouve também, e perdoa.” (I Reis 8:30), “então os sacerdotes e os levitas se levantaram e abençoaram o povo; e a sua voz foi ouvida; porque a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus.” (II Crônicas 30:27), “assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” (Isaías 66:1).

A questão é outra, onde Ele quer morar, a resposta é: “porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” (Isaías 57:15), “perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.” (Salmos 34:18), “ainda que o SENHOR é excelso, atenta todavia para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe.” (Salmos 138:6).

Em resumo se pode claramente que Ele quer morar em seu coração: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14:23), “vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9), este verso é claro, no coração onde Deus não mora tal pessoa não é dEle.

Então como o que se deve fazer para Ele entrar em seu coração é: “qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.” (I João 4:15), esta confissão é aquela: “a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Romanos 10:9).

Ele está a bater em seu coração neste momento: “eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20), creia em Cristo e seja salvo.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O dia da vingança

O Senhor Jesus ao ler a passagem de Isaías 61, Ele propositadamente deixou de ler “o dia da vingança do nosso Deus”, o motivo dEle não mencionar é simples, na primeira vinda o que Ele veio fazer foi anunciar o evangelho, mas Ele voltará novamente para inaugurar o dia da vingança, primeiro é importante lembrarmos que Ele pode operar a vingança, pois a Ele pertence: “ó SENHOR Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente.” (Salmos 94:1), “e executarei sobre eles grandes vinganças, com furiosos castigos, e saberão que eu sou o SENHOR, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles.” (Ezequiel 25:17), “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.” (Romanos 12:19).

Grande será a vingança contra os inimigos: “o SENHOR é Deus zeloso e vingador; o SENHOR é vingador e cheio de furor; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos.” (Naum 1:2), só resta entender quem são os inimigos de Deus: “como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;” (II Tessalonicenses 1:8), ou seja, todos os que não foram reconciliados são inimigos dEle: “porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” (Romanos 5:10), “a vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou” (Colossenses 1:21).

A reconciliação se dá por Cristo, há a necessidade de reconciliação, pois o pecado faz com que o homem se afaste de Deus, sendo que a conseqüência do pecado é a morte: “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23), e é exatamente este salário que Ele vem entregar, a morte eterna, em outras palavras os condenados estarão eternamente ausentes de Deus e, além disso, que já é muito triste, receberão o resultado das suas máz obras: “porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (II Coríntios 5:10).

A Bíblia descreve tal estado como terrível: “disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” (Mateus 22:13), nunca é demais lembrar que o homem nasce em estado de ser condenado, e só mudará tal estado se crer em Jesus como Salvador pessoal, pois Ele é o Reconciliador: “isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (II Coríntios 5:19), creia nEle, seja Salvo.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O ano aceitável

O Espírito de Deus está sobre o Ungido, para Ele fazer algumas coisas, é dito: “o ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado.” (Isaías 61:1-4), estas são as tarefas do Ungido.

Segundo ponto é descobrir Quem é o Ungido, e a Bíblia é clara quanto a isso, ela diz: “este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).” (João 1:41), tanto Cristo, quanto Messias significa o Ungido, então ficou claro que o Ungido é o Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo: “porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;” (Atos 4:27), “como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” (Atos10:38).

Como está escrito, várias são as tarefas do Ungido, entretanto é curioso que quando o Senhor Jesus lê e comenta esta passagem Ele ressalta a expressão “anunciar o ano aceitável do Senhor”: “a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.” (Lucas 4:19), o motivo dEle realçar esta frase é para chamar a atenção para o Seu ofício, o ano aceitável, é o período que vivemos hoje, pois é o ano em que qualquer um pode chegar e ser aceito diante de Deus, para tanto basta crer no Ungido, pois Ele é o caminho que leva a Deus: “disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6), “porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” (Efésios 2:18).

“e aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,” (Lucas 8:1), “e, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda a parte.” (Lucas 9:6), o que será que Ele ensinava? A resposta é clara: “desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” (Mateus 4:17), “e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” (Marcos 1:15).

Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus? Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia? E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou. (João 9:35), em resumo, Ele pregou que nos arrependamos e creiamos nEle, este é o evangelho, tudo que foi escrito foi para levar-nos a fé nEle: “Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:31).

É bom lembrarmos que o ano aceitável está se findando, ele termina de duas maneiras, primeiro com a morte perdemos a chance de crer e sermos salvos, daí o ano aceitável termina para os que morrem, pois o homem morre só uma vez: “e, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,” (Hebreus 9:27), e terminará, dessa vez em definitivo para iniciar outro período, que é de condenação eterna, assunto que será tratado na próxima postagem, a saber: o dia da vingança. Enquanto é tempo creia em Jesus como Seu Salvador pessoal e seja salvo.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Caminho nunca antes passado

Deus coloca diante de nós o ano de 2009, que curiosamente é um caminho nunca passado por nós, não sabemos o que o novo ano nos aguarda, Israel, depois de quarenta anos, chegava a terra prometida, o líder do povo era Josué, no meio do povo ia a arca da aliança, dela foi dito: “haja contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.” (Josué 3:4).

Em outras palavras se atentem bem para a Bíblia, pois ela dirá o caminho a ser seguido, neste caso tanto a arca quanto a Bíblia representam a direção de Deus para o homem, devemos lembrar que é um ano novo, que vamos trilhar; como de costume, ao fim e início do ano é comum fazermos o planejamento do ano seguinte, algumas vezes seguimos a risca, outras tantas logo no mês seguinte esquecemos o planejamento, independente qual seja o seu planejamento, siga a direção de Deus.

Então qual é a direção? A resposta é, primeiro passo, que é o essencial, crer em Jesus como seu Salvador pessoal, este é o passo mais importante a dar, pois se não crer nEle você está condenado: “quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:18), e crendo nele tem acesso ao Pai: “porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” (Efésios 2:18), “no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele.” (Efésios 3:12), uma vez crido, ou seja, sendo crente, então seja um melhor crente.

Se santifique mais, quem crê em Cristo é santo: “na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.” (Hebreus 10:10), ou seja, Deus não vê mais mácula, pois os pecados foram para a conta de Cristo, agora cabe a santificação no proceder: “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;” (I Pedro 1:15), “porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” (I Tessalonicenses 4:7).

Com isso seja mais útil à obra: “de sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.” (II Timóteo 2:21), pregue o evangelho: “que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” (II Timóteo 4:2), dê frutos espirituais: “nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (João 15:8), seja um melhor filho: “honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;” (Efésios 6:2), melhor pai: “e vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4).

Um marido que ame mais a esposa: “vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” (Efésios 5:25), esposa mais submissa: “vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;” (Efésios 5:22), confie mais em Deus: “confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.” (Isaías 26:4), caminhe pelas boas obras: “e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,” (Hebreus 10:24).

Se dedique mais à vida espiritual: “porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:8), que inclui abstenção: “amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;” (I Pedro 2:11), orar mais: “orai sem cessar.” (I Tessalonicenses 5:17), ler mais a Bíblia, pois o Senhor Jesus advertiu: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mateus 22:29), o certo então é: “examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5:39) e naturalmente a cumprir: “com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” (Salmos 119:9).

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A quem ouvir

Deus há muito vem convidando ao homem, o primeiro convite está logo após o pecado, diz a Palavra: “e chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” (Gênesis 3:9), a reação de Adão foi: “e ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.” (Gênesis 3:10), ele só se esqueceu que de Deus não se pode esconder: “o SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras.” (Salmos 33:13), “porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos.” (Jó 34:21), “e não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hebreus 4:13).

O último verso fala que vamos tratar com Ele, isso se refere ao dia do julgamento, entretanto, o chamado de Deus não é para o julgamento e sim para trazer ao homem para perto de Si mesmo, Ele quer ter a companhia do homem: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8), por isso Ele convida ao homem.

O convite é repetitivo, ao longo da Bíblia ele pode ser visto várias vezes: “vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11:28), “e no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.” (João 7:37),“e disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” (Apocalipse 21:6).

Até que chegamos ao último capítulo da Bíblia: “e o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Apocalipse 22:17), para ficar claro o quanto Deus quer a sua companhia, Ele lhe ama e lhe convida a estar com Ele, o que espera? Aproveita enquanto há tempo: “buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55:6), chegará o dia que o convite cessará, será uma convocação para o julgamento.

Mas enquanto ainda há tempo creia no Senhor Jesus e seja salvo, aproveita este convite, aproveita que você ouviu.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Jesus chorou

A Bíblia diz: “Jesus chorou.” (João 11:35), este verso é importante para nós hoje, e por qual razão é importante? A resposta é, para que fique claro, que Ele se importa conosco, a continuação diz: “disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.” (João 11:36), e Ele ama a cada um de nós, naquela ocasião Ele chorou pela morte de Lázaro, Ele não Se manteve alheio àquela situação, devemos lembrar que o Senhor Jesus nos ama: “ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:13), e Ele deu a vida dEle por nós: “e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” (Efésios 5:2).

O amor leva à compaixão, compaixão significa se por no lugar do outro, tomar o lugar alheio, o que naturalmente significa agir, por Ele ser Compassivo Ele Se põe em nosso lugar, Se compadece de nós: “porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15).

Tal compaixão já foi demonstrada pela multidão, então Ele curou os enfermos: “e, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.” (Mateus 14:14), proveu comida: “e Jesus, chamando os seus discípulos, disse: Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo há três dias, e não tem o que comer; e não quero despedi-la em jejum, para que não desfaleça no caminho.” (Mateus 15:32), esta foi a ocasião da multiplicação dos pães, ensinou: “e Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.” (Marcos 6:34), alguém pode indagar se ensinar é usar de compaixão, a resposta é sim: “depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.” (João 5:14), pois serve para evitar o pior, neste caso a condenação eterna, que é pior que qualquer problema físico.

Outros exemplos, de compaixão do Mestre: curando os cegos: “então Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.” (Mateus 20:34), ao leproso: “e Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.” (Marcos 1:41), ao ressuscitar o filho da viúva em Naim: “e, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.” (Lucas 7:13), Ele após falar para que ela não chorasse Ele: “e, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe.” (Lucas 7:14,15); como visto Ele agiu e age em prol das pessoas.

Conosco não é diferente, mesmo nos momentos difíceis Ele está presente: “Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.” (Salmos 119:151), está vendo e nos ajudando, é comum não percebermos isso, mas é o que efetivamente ocorre, pois: “e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28), diante da adversidade é para Ele a direção que devemos correr: “torre forte é o nome do SENHOR; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio.” (Provérbios 18:10).

Com esta confiança podemos dizer: “DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.)” (Salmos 46:1-3). Se você ainda não está refugiado no Senhor creia em Jesus como o seu Salvador pessoal, e seja participante das bênçãos.

domingo, 7 de dezembro de 2008

A nudez humana

O homem nasce nu, tem até um ditado que diz: que se nasce careca, pelado e sem dente o que vier é lucro, Deus criou ao homem nu: “e ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gênesis 2:25), e isso tem muito a dizer, observe o relato: “e viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.” (Gênesis 3:6-10).

Ao perceberam que estavam despidos eles imediatamente coseram folhas de figueira para que servisse de vestimenta, Deus perguntou: “e Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?” (Gênesis 3:11); o que fica, em relevo, na continuação da passagem foi que a roupa de figueira não era o suficiente, pois Deus deu novas roupas a eles: “e fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.” (Gênesis 3:21), o que isso tem de importante para hoje? O fato de querermos aparecer diante de Deus com roupas, mas que na verdade para nada serve, o outro fato é o subseqüente ao anterior Deus estabeleceu o meio de o home ir a Ele vestido, convém notar também que um animal foi morto, já que foi usada a pele dele para fazer roupa, mostrando com que tipo de roupa temos de vestir para comparecer diante dEle, notadamente a roupa do Cordeiro e Senhor Jesus: “no dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (João 1:29).

É comum querermos levar a Ele a nossa retidão de caráter, a moral, as boas obras e outras tantas coisas louváveis, mas elas de nada serve diante dEle, do mesmo jeito que a roupa de figueira não serviam: “mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.” (Isaías 64:6), devemos lembrar que as boas obras são conseqüências da salvação e não condição para ser salvo, elas vêm depois e não antes: “o qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14).

Está escrito: “eu publicarei a tua justiça, e as tuas obras, que não te aproveitarão.” (Isaías 57:12), observe bem o “tua justiça, e as tuas obras”, em outras palavras, a sua justiça e tudo o que você tem de melhor diante de Deus não serve para nada, então qual a justiça que serve? A resposta é: “e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;” (Filipenses 3:9), “tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1), o meio foi propiciado pelo próprio Deus: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Coríntios 5:21), com a fé em Cristo, a nós é reputada a justiça dEle, é o único meio de aparecer justo diante de Deus.

Ainda sobre boas obras e salvação, a salvação é única e exclusivamente: “porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” (Efésios 2:8,9), justamente para que ninguém se considere melhor que o outro, “mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.” (Jeremias 9:24), esta é a glória que temos, a de conhecer ao Senhor: “então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Oséias 6:3).

Creia no Senhor Jesus agora e seja salvo, o Próprio Senhor contou uma parábola sobre a importância da veste que Ele dá, no reino dos céus, que um homem queria estar sem a veste: “e o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias. E disse-lhe: Amigo, como entraste aqui, não tendo veste nupcial? E ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” (Mateus 22:11-14), como visto é extremamente importante a veste, mas do que isso é essencial, creia no Senhor Jesus e seja vestido com as vestes que Ele dá, que representa a justiça dEle: “o que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Apocalipse 3:5), quem são os que vencem o mundo, os que exercem fé em Cristo: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (I João 5:4).

sábado, 6 de dezembro de 2008

Nos dias de Noé

A história, dos dias de Noé, está em Gênesis, nos capítulos 5:28 a 9:29, quando morreu com 950 anos, ele viveu em uma época onde as pessoas não queriam nada com Deus: “e viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra,” (Gênesis 6:12), “Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.” (Gênesis 6:8,9), ele poderia seguir o rumo e ritmo da geração dele, mas ele preferiu andar com Deus, então Deus deu a ele uma missão, que era: “faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” (Gênesis 6:14), os versos seguintes falam das especificações da arca.

Noé fazia as coisas como Deus o mandava fazer: “assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (Gênesis 6:14), (7:5,16), ai morava o diferencial entre ele e os demais, os outros pouco se importavam com a vontade de Deus, ele não, ao contrário, queria e fazia conforme o Senhor estabelecia, e é exatamente isso o que Deus quer: “os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” (Salmos 51:17), pois Deus quer obediência: “porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” (I Samuel 15:22).

Indubitavelmente, durante a construção da arca, que, com certeza, levou muito tempo, ele foi zombado, escarnecido, ninguém acreditava nele, devemos lembrar que, até então, não chovia: “e toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.” (Gênesis 1:5,6), motivo que só aumentava a razão para zombarem dele.

Por fim veio o dilúvio e consumou todos aqueles escarnecedores e ele ficou a salvo, juntamente com esposa filhos e noras, na arca, é importante notar aqui que: “e, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” (Mateus 24:37-39), os que ficaram nem perceberam o momento em que começou a chover, eles estavam muito ocupados com as coisas do cotidiano, não reconheceram a oportunidade que estavam perdendo, daí só oito pessoas foram salvas: “os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;” (I Pedro 3:20).

Quando se perde uma oportunidade não se quer dizer que terá novamente outra chance uns fazem a caricatura da oportunidade como um homem careca, pois se não o pegar pela frente por trás é que não pega dado ao fato de não haver cabelo, Jerusalém perdeu uma excelente oportunidade e observe a conseqüência: “e, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; e te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.” (Lucas 19:41-44).

A arca é uma figura de Cristo, hoje homem está na rotina nem perceberá quando da vinda do Senhor Jesus, será igualmente nos dias de Noé, ocorre que nós podemos ser diferentes hoje, até porque já temos o exemplo da época de Noé, então sejamos como Noé, mesmo que isso renda zombaria, gozação, fazer a vontade de Deus passa pelo passo inicial de crer em Cristo como Salvador pessoal, pois: “Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.” (João 6:29), a ordem é dada, pois os verbos estão no imperativo: “e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.” (Marcos 1:15).

Arrependimento passa em abandonar as práticas que desagradam a Deus e crer no evangelho, que é a boa nova, ou seja, que o Senhor Jesus Cristo nasceu de uma virgem: “eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” (Mateus 1:23), viveu uma vida impecável: “porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15), morreu por nossos pecados: “porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,” (I Coríntios 15:3), para que todo aquele que nEle crê seja salvo: “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:15,16).

Que ressuscitou: “e matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.” (Atos 3:15), “seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.” (Atos 4:10), “mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.” (Atos 13:37), e que voltará: “os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:11), “e então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.” (Lucas 21:27), “porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” (I Tessalonicenses 4:16), “e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” (I Tessalonicenses 1:10).

O último verso fala da ira vindoura, que será justamente para quem não crê no evangelho: “como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;” (II Tessalonicenses 1:8), “logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Romanos 5:9), “aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (João 3:36). Então o que fazer? Crer em Jesus como o seu Salvador: “a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:9).

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Onde está teu irmão?

Esta pergunta foi feita pelo próprio Deus, a resposta esta no mesmo verso: “e disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” (Gênesis 4:9), a pergunta ressoa hoje: “onde está teu irmão?”, podemos dar a mesma resposta que Caim, entretanto, de fato, nós somos guardadores dos nossos irmãos, pois devemos amar uns aos outros: “um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13:34), “e agora, senhora, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros.” (II João 1:5), “a ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” (Romanos 13:8), “purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;” (I Pedro 1:22).

Este amor fraternal é expresso de várias maneiras: no suporte: “mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.” (Romanos 15:1), “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,” (Efésios 4:2), “suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” (Colossenses 3:13), no serviço: “cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (I Pedro 4:10), na sujeição: “semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (I Pedro 5:5), na oração: “confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16).

Amar inclui corrigir, advertir, admoestar um aos outros: “por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” (I Tessalonicenses 5:11), “rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.” (I Tessalonicenses 5:14), “não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10:25) esta advertência é para que não haja desvios: “antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;” (Hebreus 3:13).

E se mesmo assim, após admoestado o irmão cair em pecado? Então o procedimento é: “irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Gálatas 6:1,2), recebê-lo assim mesmo: “ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.” (Romanos 14:1).

Isso inclui todos os irmãos, mesmo os que parecem ter menor importância, pois todos os que crêem em Jesus, como Salvador pessoal, compõem o corpo dEle, daí todos têm valor: “antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários” (I Coríntios 12:22), essa pode parecer uma tarefa indigesta, mas devemos lembrar que o Mestre não agradou a si mesmo: “porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.” (Romanos 15:3), além de deixar um exemplo a seguir: “porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” (I Pedro 2:21).

Sabedores disso, a pergunta retorna: “onde está o teu irmão?” é hora de ir ver como ele está, se necessita de algo, como está a vida espiritual dele, enfim, assim estaremos demonstrando o fraterno amor ordenado pelo nosso Senhor, ao receber sua visita provavelmente ele pensará assim: “sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós aumenta de uns para com os outros,” (II Tessalonicenses 1:3).

Há momentos em que será necessário apartar dos irmãos, mormente pela apostasia, o mandamento de separação foi dado pelo próprio Senhor, porém a maioria, dos que se afastam, não se afastam por isso e sim por questões seculares e mundanas; “onde está o teu irmão?”.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Onde está Jesus agora?

Onde está o Senhor Jesus Cristo neste momento? Esta pergunta é feita muitas vezes, alguns a fazem por uma indagação, como querendo saber o exato lugar onde Ele está, outros perguntam em tom de desabafo: “onde Jesus está agora, neste momento de dor e pesar?”, outros com gesto de zombaria: “as minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?” (Salmos 42:3), “com ferida mortal em meus ossos me afrontam os meus adversários, quando todo dia me dizem: Onde está o teu Deus?” (Salmos 42:10). Então comecemos a responder, comecemos por onde Ele não está, Ele não está pregado na cruz, Ele saiu de lá, nem no sepulcro (túmulo), pois Ele não está morto: “e, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?” (Lucas 24:5), assim sendo, onde Ele estaria agora?

A resposta para esta pergunta está claramente na Bíblia: Ele está à direita do Pai: “ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” (Marcos 16:19), “mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.” (Atos 7:55,56), “portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” (Colossenses 3:1).

Só que Ele prometeu algumas coisas como: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14:23), “porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20), “e, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:18-20).

Isso remonta a um fato Ele é Onipresente, mesmo quando aqui na terra Ele estava no céu: “ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (João 3:13), “esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.” (Jeremias 23:24); Maria, irmã de Lázaro, no momento de dor e perda, esqueceu-se, embora cresse, que o Senhor Jesus está presente, ela assim o falou: “tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” (João 11:32), a continuação do relato mostra que Senhor tinha o plano de fazer ressurgir a Lázaro.

Por Ele estar sempre presente outra benção há sobre nós, Ele tudo vê: “os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” (Provérbios 15:3), “disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.” (João 1:48), Ele está sempre atento ao que ocorre com os Seus, Ele sempre está pronto para socorrer, Ele está presente agora mesmo.

Respondendo a pergunta proposta a dEle permitir que desastres ocorram a resposta simplificada é que nos momentos mais difíceis são os que os homem olham para o seu Criador, neste momento, de dor, de sofrimento é que o homem volta-se com mais afinco ainda para estar com Ele, só que tem um detalhe: “por causa das muitas opressões os homens clamam por causa do braço dos grandes. Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite; porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite; que nos ensina mais do que aos animais da terra e nos faz mais sábios do que as aves dos céus? ” (Jó 35:9-11).

Temos esquecido de nos perguntarmos onde Ele está nesses momentos, a resposta, é clara Ele mesmo nos momentos pesaroso, apesar dos sofrimentos, Ele Sempre se faz presente a graça dEle acompanha nos momentos e ela é o bastante: “e disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” (II Coríntios 12:9,10), a exortação a todos é: “tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.” (II Timóteo 2:1).

O que Ele está fazendo agora? Está olhando pelos Seus: “portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Hebreus 7:25), observe que o verso fala: “os que por ele se chegam a Deus”, só há um meio de chegar a Deus, é pelo Filho: “disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6), o Senhor Jesus te ama creia nEle e seja salvo.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A escol(h)a

Houve uma escolha que fez escola entre nós, trata-se da escolha de desobedecer a Deus, quando Deus criou o homem, o homem já foi criado para obedecer, este é um detalhe que geralmente tem sido esquecido, mesmo pelos crentes quando lêem o relato em Gênesis, pois lá Deus disse: “e criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:27,28), “e ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:16,17).

Ao ler a passagem observamos só dois mandamentos o de multiplicar e o de não comer da árvore, só que tem outros, sobretudo um que, mormente esquecido, é o de obedecer a Deus, para melhor compreender basta ler os três primeiros capítulos de Gênesis, daí se abstrai que a vida humana é uma das instituições de Deus, ou seja, nós devemos agir conforme a vontade dEle e não a nossa, entretanto, Ele mesmo permite que escolhamos o caminho a seguir: “eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;” (Deuteronômio 11:26), “os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,” (Deuteronômio 30:19), “porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:” (Isaías 56:4).

As opções são dadas: “porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Josué 24:15), “então disse o povo a Josué: Não, antes ao SENHOR serviremos. E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao SENHOR, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.” (Josué 24:21,22), a escolha que deve ser feita é seguir a vontade do Senhor, numa decisão convicta: “escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.” (Salmos 119:30), “porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.” (Salmos 84:10), o que traz benefícios indeléveis: “e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lucas 10:42), a parte que Maria escolheu foi a de ficar com o Senhor Jesus.

Nada obstante também é possível escolher o outro caminho: “há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” (Provérbios 14:12), o que equivale a odiar o conhecimento: “porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do SENHOR:” (Provérbios 1:29), pois: “o temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Provérbios 1:7), o que precisamos observar é que as escolhas são feitas diariamente, e você o que escolhe?.

A escolha, de Adão e Eva, foi inicialmente comer da árvore e depois teve toda uma vida negando a vontade de Deus e fazendo a própria o que é exatamente ao oposto do estabelecido pelo Mestre: “e dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:23), fazer a vontade dEle traz grandes e incomensuráveis bênçãos: “porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” (Isaías 66:2), “ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.” (João 9:31).

Então resta entender qual é a escolha que Ele quer que tomemos: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miquéias 6:8), como visto, Ele pede, embora pudesse mandar, mas pede e pede muito pouco, quanto a andar com Deus e praticar a justiça o meio foi propiciado pela morte do Senhor Jesus Cristo: “Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” (II Coríntios 5:21).

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A maior força do mundo

Paira uma pergunta interessante, qual é a maior força do universo? Alguns dirão que a maior é a atração pelo sexo oposto, outros dirão que é a gravidade, outros a energia nuclear, outros a supernova, outros a chuva, sobretudo as torrentes de água, outros cachoeira, outros o fogo, outros dariam a resposta como o amor sendo o maior, outros a esperança. Se olharmos com atenção todas elas tem o seu poder, umas respostas são curiosas, por exemplo, a atração pelo sexo oposto, é claro que esta é uma boa desculpa a se dar quando indagado o motivo de ser namorador, mas a maior força do universo absolutamente não é nenhuma das citadas.

Até porque elas são passageiras, exceto o amor, então qual é a maior força do mundo? A resposta é a Palavra de Deus, exatamente o que tem sido tão ignorado nos últimos dias, é exatamente o mais relevante que existe, Deus criou o mundo inteiro usando a Sua Palavra: “louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.” (Salmos 148:1-6), “pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” (Hebreus 11:3).

Será que Deus valoriza tanto assim a Palavra dEle? Basta olharmos e veremos que sim, primeiro pois ela é permanente: “porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” (Mateus 5:18), “o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mateus 24:35), “passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.” (Marcos 13:31), sobretudo quando comparado com as demais coisas, que são passageiras: “sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.” (I Pedro 1:23-25).

Ainda falando sobre a terra, que é passageira, está escrito dela: “mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.” (II Pedro 3:10), e o próprio Deus trará novos: “e vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” (Apocalipse 21:1).

Voltando ao valor que Deus dá à palavra dEle, a resposta é: “inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome.” (Salmos 138:2), Ele engrandeceu a palavra dEle acima de todo o nome, mostrando a importância dela, é por ela que Ele estabelece Seus propósitos: “assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (Isaías 55:11). Esta mesma Palavra testifica de Alguém: “examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” (João 5:39), este Alguém é o Filho: “havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;” (Hebreus 1:1-3).

E é justamente pela pregação da Palavra que Deus escolheu salvar ao homem, é por ela que a fé vem: “de sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17), “visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.” (I Coríntios 1:21), motivo que o crente não pode se envergonhar do evangelho: “porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” (Romanos 1:16), nem da Palavra: “porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.” (Marcos 8:38), antes deve agir diferente: “achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos.” (Jeremias 15:16).

E por que Deus valoriza tanto a Sua palavra? Primeiro Ele é Verdadeiro, segundo, pois foi o meio que Ele providenciou para salvar ao homem, terceiro está escrito: “no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” (João 1:1-5), “e o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:1-14).

Como visto a Palavra de Deus significa a expressão da comunicação dEle com os homens, ou, em outras palavras, a corporificação da revelação divina, por isso a relevância dela, pois nela está narrado o meio de acesso do homem a Deus, e, por fim, significa, o próprio Filho, o Senhor Jesus Cristo: “o Que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);” (I João 1:1,2), “e estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.” (Apocalipse 19:13).

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Os sentenciados

Sobre o homem pesa uma grande condenação e o pior a sentença já está pronta só esperando o momento de ser aplicada, qual é a sentença? A resposta é: a morte eterna, e só há um meio de modificá-la para seu benefício próprio, analisemos a sentença:

O homem pecou e passou a viver ser dominado pelo pecado, e tal pecado o separa de Deus: “mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” (Isaías 59:2)”, o pecado, como os demais atos, tem a sua conseqüência, o resultado é a morte: “porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23), todos os homens se encontram na mesma situação, ou seja, separado de Deus e destinado à morte: “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23); ao contrário do que se pensa o destino do homem já está estabelecido, portanto é correto dizer que você leitor já está condenado: “quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3:18).

Mas Deus proveu uma boa notícia, ela está na parte final do último versículo, em outras palavras, é possível mudar a sentença, enquanto há vida se pode modificá-la, a sentença atual diz que a condenação é iminente: “e a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” (João 3:19), as obras más mencionadas são os pecados, a sentença será definitivamente estabelecida com a morte, logo mais será dito o motivo, e aplicada após a morte: “e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” (João 5:29), exatamente isso os mortos voltarão à vida para receberem sua punição: “porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." (II Co 5:10).

A boa notícia é que você, mesmo tendo uma sentença contrária, pode ser absolvido, como pode ser isso? A Bíblia responde: “na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” (João 5:24), o meio proposto é Cristo, a tal ponto de mudar a condenação em absolvição: “aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.” (João 3:36), e os que crerem também voltarão à vida: “porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:40), mas invés de condenação para tomar posse, em definitivo, da vida eterna: “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:15).


Então a pergunta que deve restar em seu coração: “e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?” (Atos 16:30), a resposta é: “e eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.” (Atos 16:31), isso porque: “a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:9,10).


Quando ser salvo? A resposta só pode ser hoje: “determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.” (Hebreus 4:7), até porque você não sabe o dia em que irá partir, houve um homem que achou que viveria muito tempo e gozaria muito da sua riqueza: “e disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.” (Lucas 12:18,19), mas observe a continuação da passagem: “mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lucas 12:20).

Outro motivo de crer em Jesus como seu Salvador pessoal hoje é que a salvação só é disponível enquanto em vida, após a morte não há mais possibilidade alguma de você ser salvo “e, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,” (Hebreus 9:27), o que exclui totalmente a possibilidade de segunda chance,arrependa-se dos seus pecados e creia no Senhor Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal agora e seja salvo, só em vida você pode mudar a sentença condenatória em absolvição.

Caso já creia em Cristo fico feliz, já é um salvo, anuncie o Grande Salvador aos outros, começando por seus amigos.